All for Joomla All for Webmasters
  • Lakitas

Que são as Comparsas de Lakitas?

As comparsas de Lakitas estão compostas por quatro tipos de lakitas ou zamponhas que se diferenciam física e sonoramente por seu tamanho, a tropa esta composta por "Sanjas, Likus, Contra e Chuli”.

O Siku, também denominado liku, laka, zamponha, flauta de Pã, como instrumento musical está composto por diversos tubos sonoros de distintos calibres de largura e diâmetro, elaborado na atualidade de diversos materiais (cana de bamboo, pvc).

tropa de lakitas
(Fotos lakitas: www.lakitasdetarapaca.cl)

A tropa de lakitas é uma agrupação coletiva, composta por um grupo de sopradores que executam dois instrumentos em pares para construir entre os dois uma melodia só. Um soprador será o guia (Ira) e outro quem o segue será (Arca) surgindo assim o nome de cada partes do instrumento. A este grupo de sopros se lhe une um trio de percussão: bombo, caixa e chimbau, que dependendo do estilo de cada comparsa, pode utilizar dois bombos e/ou enriquecer sua sonoridade com timbales e caneca.

Aos integrantes de uma comparsa se lhes denomina de laka ou lakita.

Na atualidade

Nas cidades surgem as comparsas urbanas como um novo conceito e estilo abrindo-se aos espaços e contextos territoriais inovadores na prática musical, deixando atrás esta execução exclusiva às festividades agro pastoris ou religiosas; ampliando o cenário a festas que reúne a toda a comunidade como batizes, matrimônios, comemorações em geral, aproximando esta manifestação artística às sociedades ocidentalizadas, promovendo a Cultura Andina mediante a expressão musical.

Desde o início da prática, a excussão de instrumentos é um espaço que pertence em forma exclusiva aos homens, sobre tudo nos povos mais conservadores. De este modo as comparsas de sikuris a mulher não poderia soprar, existindo em algumas comunidades toda uma mitologia ao respeito, sendo questionável sua intervenção, definindo-a como uma transgressão social.

Na modernidade, as mulheres deram um impulso à apertura de espaços de intervenção sociocultural que antes foram-lhe negados, posicionando-se num espaço que foi proibido durante longo tempo, neste âmbito cultural. E é assim como se criam oportunidades exclusivas de mulheres, e começam a surgir as comparsas de Lakas femininas.

Sinchi Warmis significa mulheres fortes em Quéchua e Aymara, as línguas dos povos do altiplano.

Acompanhe nossas redes sociais

Galeria de imagens

Siga-nos

Facebook

 

Lakitas Sinchi Warmis